Sinesio Bittencourt > Linux > Shell Script > Introdução ao Vim/VI para o linux

Introdução ao Vim/VI para o linux

Vi ou Vim?

Vi ou Vim? Qual é a diferença? Vi foi o produto de (e combinação de) algumas gerações de comandos para substituir os editores originais da linha de comandos UNIX.

[ad id=’3939′]

A primeira versão do vi foi lançado em 1976 como o modo visual para o editor ex. Eventualmente, apenas o modo visual manteve-se sob a forma de vi.

O ex comando ainda está presente como um link simbólico para vi. Vim foi criada em 1991 como uma versão melhorada do vi (Vi melhorado). Alguns dos novos recursos adicionados incluem destaque de sintaxe, expressões regulares avançados, suporte UTF-8 entre outros.

Funções básicas de linha de comando

Comando Descrição
: q Sair
: q! Saia w / o salvar
:W Escrever para o arquivo
: linenumber Vá para a linha número
: conjunto showmode Mostrar o modo atual (ativado por padrão)
: número definido Mostrar os números de linha
: conjunto nonumber Ocultar números de linha
: set list
Mostrar caracteres ocultos (guia, finais de linha, escapa)
: conjunto NOLIST Esconder caracteres ocultos

Cheat Sheet

Introdução ao Vim/VI para o linux

Referências para estudo.

[quote]http://www.viemu.com/a_vi_vim_graphical_cheat_sheet_tutorial.html[/quote]

[quote]http://www.piazinho.com.br/[/quote]

[quote]http://www.piazinho.com.br/ed3/exemplos.html#1[/quote]

Resenha

[ad id=’3939′]

As Expressões Regulares podem ser utilizadas em editores de texto, planilhas, bancos de dados e linguagens de programação, em sistemas Unix, Linux, Windows e Mac. Qualquer usuário de computador pode usufruir dos seus benefícios. Profissionais que manipulam texto e dados economizarão horas de serviço braçal: escritores, revisores, tradutores, programadores e administradores de sistema.

Em uma abordagem incomum de encontrar em livros técnicos, as explicações didáticas e divertidas tornam prazerosa a leitura de um tema tão árido e abstrato. É uma conversa entre amigos, partindo do básico até chegar aos conceitos avançados. Esta obra revela aos poucos o poder das expressões e o leitor irá saborear o assunto descobrindo seus segredos descontraidamente.

Esta 5ª edição, além de correções e atualizações, traz tópicos novos que ensinam como utilizar as expressões regulares em duas ferramentas importantes para usuários de Windows: o enxuto editor de textos Notepad++, e a poderosa shell PowerShell, sendo que esta ganhou um guia completo, bem detalhado, com 12 páginas recheadas de exemplos. Já usuários de sistemas Unix vão gostar do novo tópico sobre o servidor web Nginx, que explica como usar as expressões em suas diretivas de configuração.

Se você ainda ficou com alguma dúvida ou teve alguma dificuldade na instalação, deixe um comentário. 😀

Veja Também: https://blog.sinesio.com.br/mobile/aprenda-como-desenvolver-com-ionic

[ad id=’3939′]