Estar presente na internet é essencial hoje em dia para o sucesso de qualquer negócio. Mas, além das redes sociais, existem um ponto que afeta ainda mais no desempenho da sua empresa: o site.
Por meio de um endereço eletrônico, você pode não só consolidar a marca institucional como também gerar credibilidade entre os seus clientes. Mas o que não podemos nos esquecer é que apenas colocar um site no ar não realiza nada.
O desenvolvimento do mesmo deve ser realizado de maneira que otimize a experiência do usuário com o site. Então passada a fase da criação, chegou o momento de colocar isso no ar à disposição dos usuários. Mas como fazer isso da melhor maneira? Confira abaixo algumas dicas para você colocar em prática.
Invista em um domínio interessante
Após você ter criado todo o site, deve pensar no domínio. Trata-se do endereço do site, pelo qual o usuário vai procurar por você. Em alguns casos, durante o desenvolvimento do site, é possível já realizar esse processo. Mas caso isso ainda não tenha sido feito, você precisará fazer um registro. Existem diversas terminações possíveis que podem ser usadas, entre elas: .com, .com.br ( mais predominante entre os domínios disponíveis) e .org.
Registre-se no site Registro.br ou por meio de uma empresa especializada em hospedagem de sites, caso queira o domínio nacional. Entre essas duas opções, o melhor é você optar pelo Registro.br, já que não ficará vinculada a empresa que realiza a hospedagem. Agora, se você deseja o domínio internacional, deverá fazer esse registro em uma empresa de hospedagem. Ou seja, em cada situação é possível ter uma opção mais indicada para ter o melhor serviço.
Defina uma hospedagem de sites
Caso decida fazer as etapas separadamente, a próxima etapa corresponde à hospedagem de sites. O domínio só permite o uso do endereço eletrônico, mas sem uma hospedagem o site não será publicado. Existem diversos tipos de hospedagens para o seu site.
Existe a hospedagem compartilhada é uma das opções mais escolhida, muito em parte pelo valor mais baixo. Porém, caso você tenha um e-commerce ou um blog com muitos acessos, deve escolher uma hospedagem mais completa. E fique atento com os serviços inclusos na hospedagem, como servidor dedicado, nuvem e etc.
Finalize o site
Agora que você já observou todos os pontos importantes, chegou a hora de finalizar o site. Mesmo que ele esteja estruturado, existem alguns pontos que só terminam com a publicação do site. Você deve também ficar atento com algumas questões como: design responsivo, SEO e muito mais. Vendo isso agora, você pode terá mais chances de otimizar os resultados do site.
Analise o desempenho do site
O trabalho de criação do site não para por aí. Mesmo após ter sido publicado, não podemos nos esquecer de acompanhar o site. Avalie o desempenho e observe se a hospedagem está atendendo a demanda atual. Se a sua loja está tendo muitos acessos de uma só vez, vale a pena avaliar se deve mudar a hospedagem.
Ter um site não é mistério, mas exige atenção constante. A cada dia é possível fazer melhorias. E se feito de maneira correta, vai render muitos resultados positivos para a sua empresa. Isso reflete no peso da marca no mercado, na relevância entre os concorrentes e a credibilidade que se estabelece com os clientes.